Não importa quando, onde, ou quem, a jornada do herói é sempre a mesma. E isso inclui até mesmo um certo super-herói que foi mordido por um grilo radioativo (se é que grilos mordem).
Nessa história em quadrinhos, o Homem-Grilo irá percorrer um caminho que já fora percorrido por diversos outros heróis, dos tempos mais remotos aos dias atuais. Uma viagem de Gilgamesh ao Superman, de Hércules ao Batman, de Siegfried ao Homem-Aranha, dos Argonautas aos X-men.
Essa história foi publicada originalmente na edição número 2 do fanzine do Homem-Grilo como uma homenagem ao centenário de Joseph Campbell, e partir de hoje até o fim do ano, irei republica-la aqui no site para vocês. Assim, que ainda não leu poderá conhecê-la, e quem já leu poderá ler de novo.
Quem me conhece, sabe que tenho Campbell como um dos meus grandes mestres, e O Herói de Mil Faces é como se fosse a minha bíblia (e deveria ser a de todo roteirista que se preze). E o meu desafio era fazer uma história em quadrinhos onde eu pudesse utilizar tudo que havia aprendido sobre a jornada do herói. Então apesar de ter apenas seis páginas, essa HQ do Homem-Grilo foi uma das que meu deu mais trabalho para escrever, pois não foi fácil resumir toda a essência de um livro de quase 400 páginas (e de uma grande densidade filosófica) numa história que ainda por cima deveria ser engraçada.
Essa HQ, portanto, possui várias camadas narrativas que relacionam a estrutura das histórias em quadrinhos de super-heróis, e do próprio mercado de quadrinhos, a estrutura do monomito descrita por Campbell. Infelizmente a maioria das pessoas conseguem apenas enxergar a camada mais superficial dessa história, e são poucos os que avançam para as camadas mais profundas. Apesar disso, acredito ter sido bem sucedido no meu intento com essa HQ.
Mas só vocês poderão me responder isso com certeza! =)
Posts Relacionados:
- O (Super) Herói de Mil Faces – Pag. 02 ...
- O (Super) Herói de Mil Faces – Pag. 03 ...
- O (Super) Herói de Mil Faces – Pag. 04 ...
- O (Super) Herói de Mil Faces – Pag. 05 ...
- O (Super) Herói de Mil Faces – Pag. 06 ...






























herois em quadrinho e muito legau por que meche com a mente das pessoas de quelque idade aduto ou criança isso nao enporta
[...] vitais da jornada do herói como descrita por Joseph Campbell (a qual eu faço referência na hq O (Super) Herói de Mil Faces), quando esse recurso é utilizado em demasia e de uma forma vulgar e banal, acaba perdendo o [...]
legalllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllde mais
adorei radical broder.
aqdorei muito legal.
[...] Como podemos ver, neste resumo que fiz do monomito (e trata-se de um resumo mesmo, pois a coisa é um tanto mais complexa), podemos encaixar facilmente a história de diversos heróis, desde Hércules, Perseu e Odisseu, até o Homem-Aranha, o Superman ou o Batman. E também, é claro, Harry Potter e Percy Jackson. Se você quer conhecer mais sobre o monomito, em toda a sua complexidade, recomendo ler a obra máxima de Joseph Campbell, O Herói de Mil Faces (e depois leia uma história em quadrinhos do Homem-Grilo que fiz e que relaciona a obra de Campbell aos quadrinhos de Super-Heróis, intitulado O (Super) Herói de Mil Faces). [...]