Camaleão Cinzento

Eu gosto muito desta tira. Das tiras de apresentação dos personagens, considero-na a melhor, pois apesar dela ser extremamente simples, e econômica (a única coisa que o Ricardo fez foi repetir o mesmo desenho os três quadros), ela funciona muito bem.

O Camaleão Cizento é o personagem que mais gosto do universo do Homem-Grilo. Adoro principalmente o visual do uniforme que o Ricardo criou pra ele. A origem do personagem foi a seguinte; eu tinha a idéia de criar um super-herói que pudesse mudar de cor como um camaleão, só que ele seria atrapalhado e não saberia usar seus poderes direitos, então sempre mudava pra cores completamente diferente das cores do cenário no qual ele queria se camuflar. Quando cheguei para contar a idéia do personagem pro Ricardo, ele me disse: “A idéia é boa, mas você está esquecendo de uma coisa; nossa HQ será em preto e branco”.

É, realmente! Havia me esquecido daquele “pequeno” detalhe. Um personagem que tinha o poder de mudar de cor não fazia muito sentido em uma HQ em p/b. Foi aí que uma outra lâmpada se acendeu na minha mente. “Então que tal um personagem que acha que muda de cor, mas na verdade não muda?”, eu disse para o Ricardo. “Como a HQ é em preto e branco, nem mesmo os leitores saberiam se ele realmente consegue mudar de cor ou não”. O Ricardo achou de início a idéia estranha, e com razão, pois realmente era. Mas eu tinha certeza de que iria funcionar. Depois percebemos que o personagem também funcionava muito bem mesmo numa história colorida, como é o caso desta tira.

A idéia de início era que o personagem fosse daltônico, numa referência ao próprio Ricardo, que também é – apesar do grau de daltonismo dele não ser muito alto, mas coloque certas tonalidade de verde e amarelo na frente dele, e ele não consegue mais diferenciar um do outro. Mas aí depois o Ricardo achou melhor que o personagem fosse cego, assim ele também funcionaria como uma paródia ao .

A idéia do personagem utilizar como arma desentupidores de pia eu “roubei” de um antigo jogo do estrelado pelo chamado , onde ele utiliza diversos desentupidores coloridos, cada um com uma habilidade especial diferente.

Por fim, o Camaleão também serve como paródia aos diversos clichês de filmes de ninja e de kung-fu em geral, como na HQ que escrevi (e que ainda não foi desenhada) na qual ele e o Homem-Grilo precisam enfrentar um grupo ninja que está aterrorizando Osasco City e que se autodenominam Clã do Mão (uma paródia com o Clã do Pé das ). Eu gosto muito desta história e tenho certeza que quando ela for desenhada vocês também irão gostar dela.