
Hoje, no Dia do Quadrinho Nacional, é um dia bem oportuno para você assinar o meu financiamento recorrente no Catarse e ajudar a financiar a produção das histórias em quadrinhos do Homem-Grilo.
Hoje, no Dia do Quadrinho Nacional, é um dia bem oportuno para você assinar o meu financiamento recorrente no Catarse e ajudar a financiar a produção das histórias em quadrinhos do Homem-Grilo.
Feliz ano novo!
Que em 2023 você consiga alcançar suas metas e realizar seus sonhos. E, de preferência, sem fascistas acampados na frente de quartéis clamando por golpe militar.
O Homem-Grilo está entre os indicados ao 34º Troféu HQMIX, concorrendo na categoria de Web Quadrinhos. É uma grande honra que no primeiro ano de sua nova fase, agora totalmente digital, o Homem-Grilo já receba uma indicação na mais tradicional premiação do mercado de quadrinhos no Brasil.
E acredito que o grande mérito dessa indicação se deva ao excelente trabalho que o Fred Hildebrand vem fazendo, engrandecendo meus roteiros com a sua excelente arte. Fico muito feliz que a nossa parceria no Homem-Grilo tenha dado super certo, e essa indicação vem para coroá-la.
A primeira vez que o Homem-Grilo foi indicado ao Troféu HQMIX foi em 2008, com a Revista do Homem-Grilo nº42, na categoria de Publicação Independente de Autor. A publicação em si não levou o prêmio, mas eu acabei ganhando na categoria de Roteirista Revelação.
Naquela época eu já não era exatamente revelação, pois havia oito anos que tinha começado a fazer e publicar quadrinhos. Mas foi minha primeira premiação na área, portanto, foi bastante importante pra mim e um grande reconhecimento do meu trabalho como roteirista de quadrinhos.
E mesmo que eu não ganhe o Troféu HQMix este ano (a concorrência está muito boa), já estou imensamente feliz só de ter meu trabalho entre os indicados. Ainda mais depois de toda a dificuldade que passei com meus problemas de saúde por causa do reumatismo e ter até mesmo cogitado desistir de continuar fazendo quadrinhos.
Uma das vantagens do Homem-Grilo e seu universo estarem sob uma licença livre como a Creative Commons é poder ver outros autores criando obras derivadas das minhas de forma autônoma, sem precisar me pedir autorização.
E quem melhor tem feito isso hoje em dia é o Jean Okada, que já publicou uma série de tiras do Homem-Grilo (que podem ser lidas no site dele ou no FunkToon) e já está produzindo uma nova história em quadrinhos com o personagem.
E se você quiser também criar suas próprias obras com o Homem-Grilo, basta seguir as instruções da licença CC By-SA 4.0, que permite inclusive o uso comercial das obras derivadas (então se você quiser, por exemplo, imprimir e vender seus quadrinhos do Homem-Grilo, pode fazer sem problemas e sem precisar me pagar nada).
Com vários autores produzindo de forma autônoma com o Homem-Grilo, criamos um poço comum de criação coletiva, onde cada autor contribui para a mitologia do personagem, acrescentando sua visão particular. O Homem-Grilo do Jean, por exemplo, não é exatamente o meu Homem-Grilo, mas continua sendo o Homem-Grilo. E assim também será com o seu. =D
Participei ontem de uma aula no Canal Educação, produzido pelo Centro de Mídias São Paulo, sobre modalizadores e prosopopeia com a prof.ª Silene Felix, que utilizou uma HQ do Homem-Grilo. A aula com a minha participação pode ser assistida no canal do CMSP no Youtube.
Não é a primeira vez que uma história em quadrinhos do Homem-Grilo é usado como recurso didático. Desde o ano passado o personagem está sendo usado em livros didáticos pelas escolas públicas do Estado de São Paulo. E na capital do estado, ele também já apareceu em um livro didático produzido pela Fundação Padre Anchieta e que foi utilizado nas escolas da rede municipal de São Paulo.
Isso sem contar diversos outros materiais didáticos que também contaram com quadrinhos do Homem-Grilo. Lembrando que para usar as HQs do Homem-Grilo como recurso didático é totalmente gratuito, pois o personagem e seu universo estão sob uma licença Creative Commons.