Postagens

Dia do Quadrinho Nacional

Hoje, como alguns de vocês já devem saber, é o Dia do Quadrinho Nacional, data comemorativa instituída devido a publicação da primeira história em quadrinhos no Brasil, “As Aventuras de Nhô Quim”, feita por Angelo Agostini em 1869.

O Juliano Kaapora, desenhista dos meus quadrinhos Nova Hélade e Acelera SP, fez essa ilustração para comemorar o Dia do Quadrinho Nacional e o aniversário de 20 anos do Homem-Grilo.

E aguardem que em breve eu irei postar aqui no site outras obras derivas que diversos artistas já fizeram devido a chamada coletiva que eu fiz no post Comemorando os 20 anos do Homem-Grilo com o Copyleft e a Cultura Livre.

E lembrando que você pode criar uma obra derivada do Homem-Grilo a hora que você quiser, não precisa ser para a comemoração dos 20 anos do personagem. Basta para isso seguir as recomendações da licença Creative Commons dele.

Comemorando os 20 anos do Homem-Grilo com o Copyleft e a Cultura Livre

Homem-Grilo - Tira 001

Este ano o Homem-Grilo irá completar 20 anos desde a publicação dessa primeira tira dele na Internet. Eu não preparei nada de especial para comemorar esse aniversário, mas não queria que ele passasse em branco. Por isso, gostaria de propor algo aos colegas artistas.

O Homem-Grilo, assim como seu universo, está sob uma licença Creative Commons que lhe permite compartilhar livremente as obras dele, assim como criar obras derivadas, desde que a mesma licença seja mantida. Mais detalhes sobre essa licença podem ser lidas aqui.

A minha proposta então é que para comemorar esses 20 anos do Homem-Grilo vocês utilizem a licença Creative Commons do personagem para criar suas próprias obras com ele. Vale qualquer coisa. Quadrinhos, ilustração, conto, animação, graffiti, crochê, mashup, e por aí vai.

E a licença CC do Homem-Grilo também permite o uso comercial das obras derivadas. Então vocês poderão gerar renda para vocês com as obras criadas a partir do meu personagem do modo como quiserem, sem me dever absolutamente nada.

O Homem-Grilo é muito versátil. A sua obra derivada com ele pode ser bem livre. Não precisa usar a mesma aparência. Não precisa ser super-herói. Não precisa nem mesmo ser homem, ou grilo. Você só precisa usar algum elemento que remeta ao personagem, mas a escolha é sua.

Não à toa eu nunca defini muito a origem do personagem. Ele é apenas um super-herói que ganhou seus poderes ao ser mordido por um grilo radioativo (se é que os grilos mordem). A partir daí outros autores podem adicionar suas próprias ideias, ou remodelar a minhas completamente.

Desde que adicionei o Homem-Grilo ao Creative Commons, em 2001, outros autores abraçaram a ideia, e começaram a utilizar o personagem em suas próprias obras. Mas nunca foi algo na amplitude que eu gostaria que fosse.

Por isso seria um grande presente de 20 anos de aniversário do Homem-Grilo se os colegas artistas embarcassem comigo nessa filosofia do copyleft e da cultura livre, e criassem suas próprias obras com o personagem. E aí, quem topa fazer algo?

Comic Con Experience 2018

Último Zine do Homem-Grilo

Nesta semana, dos dias 5 a 9 de dezembro, estarei na Comic Con Experience participando do Artists Alley (também conhecido aqui em Osasco como Quebrada dos Artistas). Você poderá me encontrar na mesa F44, que vou dividir com o Dan Arrow (autor do Samurai Boy).

Meu lançamento para o evento será um fanzininho do Homem-Grilo, com roteiro e arte de Alex Rodrigues, e diagramado pelo Will. Foi impresso uma tiragem limitadíssima de 100 exemplares. O fanzine custará apenas 2 reais. Duvido muito que você vá encontrar um quadrinho mais barato que esse no evento.

Como já tinha anunciado no  meu blog pessoal, essa será a última publicação impressa do Homem-Grilo, pois a partir de agora pretendo apenas publicar os quadrinhos dele online aqui no site. E você pode nos ajudar a financiar essa empreitada assinando o Catarse Assinatura do Homem-Grilo.

Graffiti do Homem-Grilo

O artista Gryllo D.Oliveira fez um graffiti retratando ele mesmo como o Homem-Grilo na parede da antiga estação de trem de São Miguel Paulista, para o festival Kebrada em Cores. E se você também quer usar o Homem-Grilo em sua obra de arte, seja ela qual for, fique a vontade pois o personagem está sob uma licença livre Creative Commons. Graffiti do Homem-Grilo 01 Graffiti do Homem-Grilo 02 Graffiti do Homem-Grilo 03 Graffiti do Homem-Grilo 04

Catarse Assinaturas

Banner do Catarse Assinaturas de Cadu Simões.

Agora você pode ajudar a financiar os quadrinhos publicados aqui no site do Homem-Grilo com a nova modalidade de financiamento coletivo recorrente do Catarse, chamado por eles de Catarse Assinaturas.

Diferente da modalidade tradicional de financiamento coletivo que já existia no Catarse, que serve para financiar um projeto específico (como a impressão de uma revista em quadrinhos), a modalidade de financiamento recorrente do Catarse Assinaturas serve para financiar continuamente o trabalho dos autores.

No caso do Catarse Assinaturas do Homem-Grilo funciona da seguinte maneira. Você pode assinar o nosso projeto apoiando com uma quantia mínima de R$ 5,00 (cinco reais) por mês, ou com qualquer outra quantia maior que você achar que vale as nossas HQs e couber no seu orçamento.

De acordo com as metas de arrecadação alcançadas, nós iremos publicar uma certa quantidade de páginas de quadrinhos por mês no site do Homem-Grilo.

Você pode cancelar e reativar a sua assinatura a qualquer momento. Está sem grana para nos apoiar em determinado mês? Sem problema! Cancele sua assinatura por um tempo e volte a assinar quando estiver mais confortável de grana.

Essa foi a melhor forma que encontramos para poder voltar a atualizar o site regularmente com novas páginas de quadrinhos. Pois com uma grana entrando, poderemos deixar de lado alguns de nossos trabalhos freelances e nos dedicarmos mais a produção das nossas HQs.

Os leitores mais antigos devem lembrar que o site era cheio de banners de propaganda do Adsense. Na época esse era o principal modo de financiar a produção dos quadrinhos online. Mas com o tempo o Adsense foi pagando cada vez menos, principalmente porque muita gente começou a usar AdBlock (eu mesmo uso). Isso sem falar que muitos leitores reclamavam que as propagandas deixavam o site pesado e atrapalhavam o fluxo de leitura (e isso é verdade). Portanto, decidi tirar todos os banners de adsense do site, o que deixou a leitura dos quadrinhos mais agradável, mas tirou completamente meu principal recurso financeiro.

Agora com o Catarse Assinaturas posso novamente conseguir financiar a produção e publicação de quadrinhos aqui no site do Homem-Grilo, e contanto diretamente com a ajuda de vocês leitores. Então se você quer ajudar a nos financiar basta visitar o site do projeto e escolher o valor de sua assinatura: https://www.catarse.me/cadusimoes