Camaleão CinzentoEnquanto trabalhava no desassoreamento do rio Tiête, o engenheiro ambiental Mario Vianna sofreu um acidente, devido a uma forte tempestade que se iniciara sobre o local, e acabou caindo nas águas fétidas e poluídas do rio. Ele então foi levado pela correnteza e desapareceu.

Dias depois ele acordou em uma galeria dos esgotos e descobriu que foi salvo por alguém que se autodenominava Mestre Gafanhoto. Ele também percebeu que não estava mais enxergando. O Mestre então lhe explicou que ele havia sofrido mutações por ter entrado em contato com as toxinas poluentes do rio Tiête, dando lhe um poder de mudar de cor como os camaleões, mas que infelizmente também o deixou cego.

Quando melhorou, Mario não sabia o que fazer, pois não fazia nem idéia de como voltar pra casa, e provavelmente, todos seus conhecidos deveriam achar que ele estava morto. Ele então, sem alternativa, passou a morar com o Mestre Gafanhoto nos esgotos.

O Mestre lhe ensinou como usar seus poderes camaleônicos, o que para Mario não era de grande valia, já que como era cego, não conseguia sair dos tons de cinza. Ele então passou a inicia-lo na arte ninja secreta e quando o treinamento estava completo, Mario não apenas havia se tornado um excelente lutador, como também passara a sentir melhor o ambiente e o espaço ao seu redor, podendo agir e movimentar-se livremente como se não tivesse deficiência visual.

Mario então com suas novas habilidade, e sobre a identidade de Camaleão Cinzento, passou a atuar como vigilante combatendo o crime.