Eu gosto muito desta tira. Das tiras de apresentação dos personagens, considero-na a melhor, pois apesar dela ser extremamente simples, e econômica (a única coisa que o Ricardo fez foi repetir o mesmo desenho os três quadros), ela funciona muito bem.
O Camaleão Cizento é o personagem que mais gosto do universo do Homem-Grilo. Adoro principalmente o visual do uniforme que o Ricardo criou pra ele. A origem do personagem foi a seguinte; eu tinha a idéia de criar um super-herói que pudesse mudar de cor como um camaleão, só que ele seria atrapalhado e não saberia usar seus poderes direitos, então sempre mudava pra cores completamente diferente das cores do cenário no qual ele queria se camuflar. Quando cheguei para contar a idéia do personagem pro Ricardo, ele me disse: “A idéia é boa, mas você está esquecendo de uma coisa; nossa HQ será em preto e branco”.
É, realmente! Havia me esquecido daquele “pequeno” detalhe. Um personagem que tinha o poder de mudar de cor não fazia muito sentido em uma HQ em p/b. Foi aí que uma outra lâmpada se acendeu na minha mente. “Então que tal um personagem que acha que muda de cor, mas na verdade não muda?”, eu disse para o Ricardo. “Como a HQ é em preto e branco, nem mesmo os leitores saberiam se ele realmente consegue mudar de cor ou não”. O Ricardo achou de início a idéia estranha, e com razão, pois realmente era. Mas eu tinha certeza de que iria funcionar. Depois percebemos que o personagem também funcionava muito bem mesmo numa história colorida, como é o caso desta tira.
A idéia de início era que o personagem fosse daltônico, numa referência ao próprio Ricardo, que também é – apesar do grau de daltonismo dele não ser muito alto, mas coloque certas tonalidade de verde e amarelo na frente dele, e ele não consegue mais diferenciar um do outro. Mas aí depois o Ricardo achou melhor que o personagem fosse cego, assim ele também funcionaria como uma paródia ao Demolidor.
A idéia do personagem utilizar como arma desentupidores de pia eu “roubei” de um antigo jogo do mega drive estrelado pelo Pato Donald chamado Quackshot, onde ele utiliza diversos desentupidores coloridos, cada um com uma habilidade especial diferente.
Por fim, o Camaleão também serve como paródia aos diversos clichês de filmes de ninja e de kung-fu em geral, como na HQ que escrevi (e que ainda não foi desenhada) na qual ele e o Homem-Grilo precisam enfrentar um grupo ninja que está aterrorizando Osasco City e que se autodenominam Clã do Mão (uma paródia com o Clã do Pé das Tartarugas Ninja). Eu gosto muito desta história e tenho certeza que quando ela for desenhada vocês também irão gostar dela.
5 thoughts on “Versão do Diretor #03”
ricbit
Então é uma paródia recursiva, porque o clã do pé das tartarugas é paródia do clã da mão do demolidor :) No original, o clã inimigo do demolidor é The Hand, mas por algum motivo que só o jotapê sabe, foi traduzido como clã do tentáculo.
Cadu Simões
É verdade ricbit. Mas eu só fui descobrir que era uma "paródia recursiva" bem depois, pois na época não sabia que o nome original do clã do tentáculo era The Hand. =)
Vini
A HQ ainda não está desenhada, mas a capa vc já tem! =)
Moraes abner YT
Como eu leio esta hq do homem grilo e o camaleão cinzento ?
Cadu Simões
Você pode ler as HQs tanto do Homem-Grilo quanto do Camaleão Cinzento aqui mesmo no site. Basta clicar na aba quadrinho do menu, que você verá a lista de todas as HQs que já estão publicadas aqui.