Costumo receber de vez em quando e-mails de pessoas me pedindo autorização pra utilizar o Homem-Grilo de alguma forma, seja para utilizá-lo nas HQs de seus próprios personagens, ou mesmo para criar obras inteiramente novas com o Homem-Grilo. Mas a questão é que essas pessoas não precisavam ter me pedido autorização pra utilizar meu personagem, pois a autorização já foi previamente dada quando coloquei o Homem-Grilo sob a licença .

Mas afinal de contas, o que diabos é essa Creative Commons? – alguns de vocês devem estar se perguntando. Resumidamente, a CC é uma licença que permite a um autor deliberamente liberar certos usos de sua obra, sem no entanto perder o seu direito autoral sobre ela. Complicado? Pois bem, vou pegar como exemplo meu personagem.

A Licença Creative Commons que escolhi pro Homem-Grilo permite que vocês possam copiar e distribuir livremente as histórias em quadrinhos dele, assim como criar obras derivadas, contanto que você dê os créditos aos autores originais (ou seja, eu e o Ricardo), não a utilize com finalidades comerciais (ou seja, fanzines tão liberados) e distribua a obra resultante sob as mesmas condições (o que significa que as pessoas poderão se utilizar da sua obra assim como você se utilizou da minha).

Sendo assim, se você quiser criar uma história em quadrinhos com o Homem-Grilo ou adicioná-lo numa história de seus próprios personagens, pode. Se você quiser criar uma animação ou um filme com meu personagem, pode também. Enfim, qualquer tipo de obra que você quiser criar com base no meu personagem, tá liberado, basta seguir as especificações da licença.

O legal da Creative Commons é justamente isso, ela permite que sejam feitas colaborações criativas entre diversos autores, de forma fácil e sem muita burocracia. E se você quiser entender melhor como funciona a Creative Commons, recomendo assistir à esses dois vídeos: Seja Criativo e Reticulum Rex.

Bem, agora que você já está manjando tudo de Creative Commons, o que está esperando pra começar a criar suas próprias histórias em quadrinhos com o Homem-Grilo? E se ficarem legal, eu posso até mesmo publicá-las aqui no site.